domingo, 25 de março de 2012



 


 

Parabéns mamãe e papai pelo seu filho/a.
O novo membro da família tende a mudar o ritmo da vida anterior a sua presença. O bebê necessita de todo cuidado que puderem oferecer, mas não distanciem a atenção aos outros filhos em razão da nova criança. Se isso ocorrer, torna-se necessário a conversa para que o recém nascido não se torne um empecilho na felicidade de todos, principalmente para os irmãos mais velhos.


Quanto ao Ambiente e Sons
 
O local de repouso para o bebê deverá ser calmo e sereno. Como ele dorme a maior parte do tempo, propicie um sono bom para seu desenvolvimento. Procure evitar músicas altas e elétricas. Prefira os sons das músicas clássicas onde o instrumento musical consegue  transmitir paz e tranquilidade. Deve-se lembrar que o volume precisa ser o mais baixo possível, pois um som que para nós é normal torna-se quase insuportável para os bebês.
Em relação ao ambiente deve-se evitar expor seus filhos em locais fechados e com aglomeração de pessoas como supermercado, shopping, igreja, cinema, festas..., pois o risco de adquirir doenças torna-se grande. O passeio adequado seria em ambientes abertos como a praia, praças e parques, com sol antes das 10 horas.
 
 
 
Quanto aos Cuidados de Higiene
 
                               Todo recém nascido perde cerca de 10% do seu peso de nascimento até 10 a 15 dias de vida. Após, ele tende a recuperar o peso inicial. Durante a gestação, seu corpo era protegido pelo útero que mantinha temperatura igual ao do corpo materno, entre 36 a 37 graus. Com o nascimento, essa proteção é perdida. Devido ter a pele muito fina e sensível, o bebê perde calor quando colocado em ambiente mais frio. Por isso torna-se necessário ajudarmos com aquecimento externo através de roupas. Durante o banho também há perda de calor devido a água se encontrar a uma temperatura amena, porém mais baixa que a do corpo.
Com o crescimento o risco da perda de calor diminui. Nos períodos quentes do ano, é necessário vários banhos ao dia. Este além de higienizar, evitará o aparecimento das conhecidas brotoejas e das dermatites de fraldas. Cada familiar poderá conhecer o seu bebê e determinar se necessita de roupa mais leve ou mais quente. Quando estiver vestido, basta colocar o dorso da mão no tronco do bebê. Se estiver úmido ou molhado é sinal de que precisa de roupas leves. Se ao contrario estiver gelado e com a pele mais pálida é sinal que necessita de mais agasalho. Lembre-se que os bebês também são diferentes. Existem os que sentem mais calor e há outros que sentem mais frio.
Em relação ao coto umbilical, não tenha medo na hora de higienizá-lo. Na hora do banho lave normalmente com água e sabão e é necessário secá-lo bem para evitar a umidade, desencadeadora de infecções. Pode-se utilizar álcool 70°, que além de ajudar a evaporação da água, também reforça na limpeza. Geralmente entre 7 a 15 dias ocorre a queda do coto. Alguns dias antes e após pode ocorrer um sangramento leve. Nesses casos, basta manter o local limpo e utilizar o álcool 70°.


Quanto ao Choro:
 
O recém nascido ainda é um ser em desenvolvimento. Seus órgãos irão amadurecendo com o decorrer dos meses assim como o seu cérebro, por isso que ele não segura a cabeça, não fala, não anda... Saiba que único modo dele reclamar e se comunicar conosco é através do choro. Com o passar dos dias, através da observação, os cuidadores saberão o motivo de tal choro se é frio, fome, fralda molhada, barulho ou sono. Por este motivo, nem todo choro é dor ou doença. Desde o início tente aprender com seu bebê para que não surja o estresse e angústia quando ele/a chorar e você não entender o que está acontecendo. Assim evitará muitas idas desnecessárias aos Pronto Socorros os quais  são ambientes insalubres.


Quanto as “Golfadas”, Cólicas:
 
O Trato digestivo também irá amadurecendo aos poucos. Logo após as mamadas deve-se deixar o bebê um período no colo até arrotar. Isso acontece quando o bebê engole ar junto com o leite.
 Existe a eliminação de leite pela boca que é a golfada. Isso ocorre pois a presença do alimento no estômago faz com que o mesmo se contraia e o leite desça para o duodeno (parte inicial do intestino). Normalmente, um anel chamado esfincter se contrai e fecha a abertura na parte de cima do estômago para que o alimento não volte. Nos recém nascidos este anel ainda é fraco. Assim, com a contração do estômago, parte do leite retorna e sai pela boca. Em alguns casos, este anel é tão fraco que não consegue segurar o leite no estômago e este sai em grande quantidade ocorrendo a Doença do Refluxo nesses bebês. Se isso ocorrer em grande quantidade de volume e de episódios, torna-se necessário a introdução de remédios que irão ajudar o trato digestivo a funcionar direito.
A partir da segunda ou terceira semana de vida alguns bebês são acometidos de cólicas que surgem no final da tarde ou início da noite, podendo persistir por toda a madrugada. Até hoje não há causa definida. Geralmente tendem a desaparecer após o terceiro ou quarto mês de vida. Muitos autores referem como hipótese a imaturidade do sistema nervoso desencadear estímulos em diferentes porções do intestino levando a contrações aleatórias. Outros relacionam o aparecimento de cólicas com ambientes barulhentos, estressantes.... Quando essas cólicas surgirem, tente acalmar seu bebê conversando com ele em voz tranquila, realizando massagem abdominal com óleo e colocando compressas mornas na barriga. Em último caso pode-se administrar os medicamentos orientados pela pediatra.


Quanto a eliminação de mecônio e fezes:
 
Nos primeiros dias de vida seu bebê eliminará fezes escuras, espessas que são chamadas mecônio. Com o decorrer dos dias, elas vão se tornando mais ralas, em grumos e de coloração variada ( amarelo, verde, laranja). Em alguns casos se tornam tão líquidas e amarelas que podem ser confundidas com diarréia. Nesse período a evacuação costuma ocorrer após cada mamada, pois os recém nascidos possuem reflexo gastro cólico exaltado, isto é a cada sucção, o estômago envia impulsos ao intestino para que ocorra a contração e evacuação. Com o crescimento, aos 2 ou 3 meses o bebê tende a duplicar o peso de nascimento. Assim também ocorrerá aumento de toda estrutura corporal, inclusive seu intestino. Como este órgão é o responsável pela absorção de nutrientes, o aumento intestinal tende a aumentar a absorção do leite ingerido. Por isso que muitos lactentes tendem a diminuir a evacuações, podendo apresentar até 10 dias sem apresentar fezes. Nesses casos, fazer massagem na barriga e movimentos nas pernas poderá ajudar se houver fezes formadas. Se a maior parte do leite é absorvido, demorará dias para formar o bolo fecal e a criança não terá evacuação mesmo com estímulos. Em alguns bebês que não evacuam e a barriga incha e fica dura podem corresponder  doenças e devem ser avaliados pela pediatra.


Um comentário:

  1. OI rose aqui e o victor, Salomao victor filho do Jose francineuton, queria falar com voce, nao tem nada haver com ele, 13 9919 03733

    ResponderExcluir