domingo, 25 de março de 2012

 
DISLIPIDEMIA

Dislipidemia é uma doença onde ocorre o aumento das gorduras no organismo que são o colesterol e/ou triglicéride.

As principais causas desse aumento são o erro alimentar e o sedentarismo. Atualmente, com as comidas prontas, fast foods, guloseimas, a tendência foi o aumento do número de crianças com dislipidemia. A televisão foi uma das propagadoras, pois os pequenos pacientes vibram com as propagandas de refrigerantes, chocolates, salgadinhos, iogurtes, bolachas e etc.,.... Assim, a dieta saudável é esquecida. Não vemos a TV propagar o consumo de sucos naturais, frutas, verduras, legumes e cereais. Isso ocorre pois são alimentos que não aumentam a mídia e nem refletem em lucro para as emissoras.

Todo exemplo deve partir dos mais velhos. Se a família não tem dieta saudável, as crianças seguirão seus pais. O problema que ocasiona o aumento das gorduras no sangue é o surgimento de uma placa de gordura chamada ateroma. Com o tempo esta placa pode se destacar e formar um embolo, como se fosse uma “pedra,” que anda pela corrente sanguínea e promoverá o entupimento do vaso em qualquer região do corpo. Os locais mais comuns e mais perigosos disso ocorrer são no coração e no cérebro, levando ao Infarto e Derrame (AVC).

Por esse motivo, para termos adultos saudáveis, precisamos que nossas crianças cresçam saudáveis. O esforço deve partir da família, pois quando se tem alguém necessitando de cuidados dietéticos, todos os membros da mesma casa devem seguir a dieta para estimulá-lo.

Gostaria muito de orientar que, ao invés de iniciar uma dieta por obrigação devido apresentar dislipidemia, todos deveriam ter sempre uma dieta saudável. Orientem as crianças desde pequenas nunca olharem uma fruta, uma verdura ou um legume como uma coisa ruim e inimiga. Muito menos forcem os pequenos a comerem. Dêem o exemplo. Comam com gosto e orientem sempre que todos esses alimentos são para o bem do crescimento saudável. Assim teremos adultos com saúde não somente física mas psicológica.

A taxa normal para as crianças 1. Colesterol: até 150
                                    2. LDL (colesterol ruim)até 100
                                    3. Triglicéride: até 100

 


Um comentário:

  1. Muito boa Dra.suas orientação em especial sobre dislipidemia.E,como vc mesma mencionou a mídia enfatiza muito o tema fast food,.Porém, tenho muita dificuldade em fazer com meus pequenos perceba que isto não faz bem.Quando digo isto a eles geralmente me respondem:_Mas na escola vende;ou meu amiguinho come porque eu não posso?

    ResponderExcluir